Pesquise Aqui !


quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Ceratossauro

Dados do Dinossauro
Nome Científico: Ceratosaurus nasicornis
Época: Jurássico
Local: África e América do Norte
Peso: Cerca de 1 tonelada
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Carnívoro

O Ceratossauro, do latim "lagarto de chifre nasal" foi um dinossauro carnívoro e bípede que viveu no final do período Jurássico. Foi um dos maiores predadores do seu período (o período jurássico), parecido com o alossauro, mas menor; media de 4,5 a 6 metros de comprimento e pesava de 500 a 1000 quilogramas. Era capaz de caçar muitos animais de sua época, como driossauros e estegossauros. Poderia caçar até mesmo os grandes saurópodes, já que não era o maior dos predadores do Jurássico, mas era grande o suficiente para matar enormes animais.

O ceratossauro era um dinossauro feroz que se levantava e andava sobre as duas patas traseiras. Podia medir até 6 metros de comprimento e 2 metros de altura. Pesava cerca de 2 toneladas. Além do chifre ósseo em seu focinho, o ceratossauro também tinha uma crista óssea acima de cada olho. 
Ele tinha um pescoço curto e grosso. Sua cabeça era grande, porém leve para seu tamanho, e também tinha mandíbulas fortes e dentes longos e afiados. Este dinossauro tinha uma fileira de placas ósseas ao longo das costas, desde o pescoço até o fim da cauda longa e grossa. Estas placas ósseas pareciam as cristas espinhosas de pequeno porte nas costas das iguanas modernas. O ceratossauro tinha braços curtos, porém, ao contrário de outros terópodes, tinha quatro dedos de longas garras nas patas da frente, em vez de três. Tinha também três dedos com garras nas patas traseiras.

O ceratossauro foi o velocista do mundo dos dinossauros. Usando as poderosas patas traseiras, ele podia correr muito rápido. Essa capacidade permitiu-lhe superar os inimigos e capturar a presa com um impulso veloz. Os cientistas acreditam que o ceratossauro também foi um necrófago que se alimentava de cadáveres de outros dinossauros. Achados de fósseis mostram que o ceratossauro caçava sozinho e não em grupos. 
Luta entre 2 Ceratossauros
Alguns pesquisadores acreditam que durante a estação reprodutiva, o ceratossauro macho podia ter usado os chifres em seu focinho para lutar contra outro macho. No entanto, outros cientistas argumentam que, por ter sido muito leve, o chifre pode ter sido usado simplesmente para exibição. Os machos podem ter balançado a cabeça para cima e para baixo para mostrar o chifre, como fazem alguns répteis modernos. Os vestígios de fósseis mostram que os ceratossauros machos eram maiores e mais fortes do que as fêmeas. O ceratossauro se reproduzia por ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mundo Ligado no Mundo Jurássico