Pesquise Aqui !


sábado, 4 de fevereiro de 2017

Pteranodonte

Dados do Dinoossauro
Nome Científico: Pteranodon ingens 
Época: Cretáceo, entre 85 à 71 milhões de anos atrás 
Local Onde Viveu: América do Norte no EUA 
Peso: De 17 a 30 kg 
Tamanho: Até 7 m de envergadura e 1,7 m de altura 
Alimentação: Carnívoro
Tamanho de um ser Humana para um Pteranodonte
O Pteranodonte foi um réptil pré-histórico voador da ordem Pterosauria, que viveu no fim do período Cretáceo, na região da atual América do Norte. Foi um dos maiores pterossauros que existiram, com cerca de 7,5 m de envergadura.
A descoberta de peixes fossilizados no estômago de um pterodonte mostra que eram piscívoros e provavelmente habitantes das zonas oceânicas. O tamanho das suas asas sugere que o pterodonte, em vez de bater as asas frequentemente, voasse por deslizamento aproveitando as plumas térmicas, como os albatrozes atuais. Uma das características mais marcantes dos pterodontes é a crista que tinham na cabeça. As funções desta estrutura são desconhecidas, mas foram sugeridas duas hipóteses: para uso tipo lastro ou em rituais de acasalamento.
Fóssil de um Pteranodonte
O Pteranodon mergulhava ao mar para apanhar peixes, como algumas aves marinhas fazem. Provavelmente, ao mergulhar, alguns eram pegos por Elasmosaurus, Mosasaurus ou Plesiosaurus.
Pteranodonte atacado por um Mosassauro
O Pteranodonte é um dos mais conhecidos pterossauros, provavelmente vivia próximo ao mar, planando sobre o mar por bastante tempo, aproveitando rajadas de ar para pescar com o bico, pois dificilmente bateria as asas, tarefa que gastaria energia desnecessariamente. Sabe-se que comiam peixes.
Pteranodonte sobrevoando o Oceano
As asas do Pteranodonte, assim como nos outros répteis voadores, é composta de uma membrana de pele fina e fibrosa, resistente, que sai do tronco e se estende pelo braço, continuando pelo 4° dedo da mão que é extremamente alongado. Seu bico desdentado junto com as asas podem confundir os leigos, insinuando que este animal era uma ave. Seus pés tinham quatro dedos com garras e nas mãos tinham 3 dedos com garras mais o dedo alongado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mundo Ligado no Mundo Jurássico